Retomada de academias e centros de ginástica gera impactos na economia do estado

Academias e centros de ginástica voltaram às atividades no sábado, 24 de abril, de acordo com a liberação estabelecida pelo Plano São Paulo. Na maior e mais diversificada empresa de promoção de Saúde e bem-estar do interior paulista, a Wellness Sport Club, as consequências sociais e econômicas do segmento no país foram vivenciadas por profissionais e empresários. 

De acordo com o relatório da IHRSA Global Report 2019, o mercado de academias no Brasil é o segundo maior do mundo, além de ocupar a terceira posição no ranking de faturamento do continente americano, com movimentação de mais de U$2 bilhões de dólares. Em relação ao número de clientes, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial, com mais de 9,6 milhões de pessoas.

Para o coordenador técnico da Wellness Sport Club, Raphael Teixeira, a classe de profissionais do ramo foi uma das mais afetadas pelas medidas restritivas. “Os dados da Junta Comercial do Estado mostram que muitas unidades encerraram suas atividades e os impactos do fechamento das academias na fase vermelha são sentidos inclusive no setor da saúde. Estamos nos preparando com excelentes condições de pagamento e segurança para receber os nossos alunos e tentar reverter esse cenário”. 

O coordenador se refere às pesquisas que apontam que a hospitalização por Covid-19 é 34% menor para pessoas fisicamente ativas, de acordo com dados de um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Isso ocorre pois a atividade física reduz a gravidade dos sintomas do novo coronavírus e diminui o risco de comorbidades.

“Uma grande parcela da população deseja ter uma vida mais ativa, diversas pesquisas já comprovaram que os exercícios são capazes de fortalecer a imunidade e são essenciais para uma boa saúde. Portanto, uma retomada segura evita também a superlotação do sistema de saúde brasileiro e é uma maneira de contribuirmos com o país nesse momento desafiador”, ressalta Teixeira. 

Retomada na Wellness Sport Club

Com o propósito de oferecer qualidade de vida, em uma retomada segura, a academia desenvolveu e disponibilizou, em parceria com a Nova Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto, um chat exclusivo para os alunos e profissionais da academia tirarem suas dúvidas e, se necessário, passarem por atendimento hospitalar.

Além do sistema de chat exclusivo, todas as recomendações sanitárias estão sendo cumpridas, tais como dispensers de álcool gel, acesso controlado com termômetros em todas as entradas, uso de equipamentos de proteção individual, procedimentos regulares de higienização e desinfecção de equipamentos e ambientes, ar filtrado e distanciamento social. A equipe de profissionais também está altamente treinada para atender eventuais dúvidas e alinhada aos protocolos de biossegurança, proporcionando uma experiência exclusiva e prudente. 

Leave a comment