Blog

Blog

Dez benefícios da natação para bebês

Dez benefícios da natação para bebês

Os bebês passam, em média nove, meses dentro do útero da mãe, onde se acostumam a viver no meio líquido. Quando nascem, instintivamente já fecham a boca, prendem a respiração e movimentam braços e pernas.

 

Os movimentos, espontâneos e reflexos, não querem dizer que bebês já nascem sabendo nadar; mas certamente indicam uma desenvoltura que, no decorrer do primeiro ano de vida, facilita imensamente o aprendizado.

 

Saulo Machado Barbosa, coordenador de esportes aquáticos da Wellness Sport Club, indica que a idade ideal para começar a praticar a natação é por volta dos seis meses. “Com esse tempo, as crianças já possuem maior desenvolvimento motor, além de já terem tomado várias das necessárias vacinas até esta idade” explica.

 

Além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, a natação ajuda a melhorar a respiração, aumenta a proximidade e a relação de segurança com os pais que acompanham o bebê nas aulas, melhora o sono e o apetite e auxilia na ativação da circulação sanguínea.

 

Noções de tempo espaço também são beneficiadas pela prática, e o aumento da resistência muscular junto ao fortalecimento da musculatura cardíaca contribuem para a prevenção de doenças no futuro.

 

Atualmente, a Wellness Sport Club possui planos para diferentes idades, sendo o primeiro ciclo de seis meses de idade e dois anos e 11 meses. As demais turmas são separadas de três a cinco, de seis a oito e de nove a doze anos. A academia tem ainda o programa de treinos para triathlon infantil, que abrange crianças dos oito aos 16 anos.

 

A estrutura aquática da Wellness, além de contar com três piscinas, possui equipe exclusiva para o setor, com capacitação especial para lidar com crianças e bebês e tomar as precauções especiais. “A água, por exemplo, deve estar sempre entre 28ºC e 32ºC” exemplifica Saulo.

 

A academia Wellness Sport está localizada na Av. Presidente Kennedy, 1500, Novo Shopping.
Agende uma visita pelo telefone 16 3995 – 8850, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e aos sábados, das 8h às 13h.

 

Sobre a Wellness Sport Club

A Wellness Sport Club é a maior academia do interior paulista e a primeira a aplicar o conceito de bem-estar total para o aluno. O principal conceito da Wellness Sport Club é oferecer qualidade de vida em sua mais completa forma, através de atividades físicas orientadas e nutrição balanceada que regulam o estresse e melhoram o relacionamento inter e intrapessoal.

 

 

Natação para bebês e para os pais

 

 

Paz no caos

Paz no caos

Hatha Yoga auxilia no fortalecimento muscular como meio para a paz interior

Você ouve a palavra “yoga” e a cena que se forma quase que imediatamente em sua mente é típica (ou nem tão típica assim): um retiro budista, cercado por nascentes de água cristalina em alguma montanha de clima fresco. Em algum lugar, um Bonshō ressoa e passarinhos cantam. A paz reina e Julia Roberts poderia muito bem estar logo ali, dedicando-se a rezar depois de amar e comer demais.

Mas a verdade é que, por mais que possa ser mais fácil alcançar a paz de espírito estando envolto pela natureza e monges budistas, a prática do Yoga não precisa e sequer deve estar sempre associada a essas condições.

Raphael Teixeira, instrutor de Hatha Yoga na Wellness Sport Club, conta que o Yoga, apesar de prática milenar cujos primeiros registros remontam há mais de cinco mil anos, é uma atividade altamente adaptável, e pode se adequar às mais diversas condições de aprendizado.

Adaptabilidade

“Um professor é capaz de criar na aula uma sessão segura para todos, trocando os exercícios que não são recomendados para determinadas pessoas”, explica o instrutor.

Além disso, há ao redor do mundo centenas de estilos de praticar Yoga, que propõem caminhos diversos rumo a um mesmo objetivo: a iluminação da consciência e a compreensão da existência.

O Hatha Yoga, estilo ministrado por Teixeira, é considerado um produto do período medieval, que utiliza o campo psicoespiritual para o desenvolvimento do corpo, com metodologia baseada no fortalecimento físico. Os benefícios, no entanto, são vários: concentração, ganho de foco no momento presente, força física, flexibilidade e equilíbrio, tanto físico quanto mental, são os mais perceptíveis de acordo com o instrutor.

Para todos os corpos

Apesar da crença quase unânime de que é estritamente necessário ser flexível para a prática, Raphael explica que, na verdade, os músculos vão se soltando e você se torna cada vez mais flexível justamente com o tempo e com a prática do Yoga.

“Mas é importante entender que pessoas que convivem com contraturas musculares há algum tempo, por exemplo, não podem exigir de seus corpos as mesmas respostas que corpos que não passaram por isso terão. Conhecer e aceitar seu corpo devem ser os passos iniciais para uma boa prática.”

Através de uma combinação calculada de posturas, as chamadas ásanas, técnicas respiratórias, meditação e relaxamento, o Yoga leva ainda a um intenso estado de relaxamento. “Para isso, é preciso concentrar a atenção na respiração, tirar a atenção das inquietudes da mente e concentrar-se no momento presente o máximo possível. A princípio pode ser difícil, mas quanto mais usamos nosso corpo como uma forma de meditar, mais automática essa abstração se torna, e mais relaxados nos sentimos.”

Para todos os bolsos

Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, muitos se enganam ao pensar no Yoga como uma prática cara. Hoje, com o crescimento do número de praticantes, aulas coletivas já são oferecidas por academias. No caso da Wellness Sport Club, as aulas acontecem durante a semana, em horários que facilitam o encaixe na rotina.

Há, ainda, eventos que promovem aulas gratuitas em parques e espaços públicos da cidade. E para os curiosos, estão sempre disponíveis uma infinidade de aulas na própria internet. Mas é preciso cuidado: Teixeira adverte que, muitas vezes, os “alunos digitais” acabam fazendo as posturas da forma como entendem através do vídeo, o que nem sempre corresponde à forma correta de realizá-las.

Cuidados

“Para evitar lesões, é preciso entender que cada corpo possui uma constituição distinta”, relembra. “No YouTube você encontra vídeos que ensinam desde o nível iniciante até o mais avançado; é importante saber onde você está, e respeitar seus limites” Ter um professor acompanhando a prática, no entanto, é quase imprescindível.

“Alguém com real conhecimento do Yoga e que esteja ali com você durante a prática faz toda a diferença, pois os erros acontecem e muitas vezes não percebemos sozinhos. Nesse momento é importante o olhar do outro!” O Yoga estimula e propõe que o praticante tenha sua prática pessoal sozinho; no entanto, antes de chegar neste ponto, é preciso desenvolver uma base sólida de aprendizado, finaliza o professor.

 

Chakra Yoga

Desafio Yoga para Iniciantes

 

Basta dar o primeiro passo

Basta dar o primeiro passo

Exercitar-se com frequência e periodicidade é essencial para viver bem (e envelhecer melhor ainda)

Principal ferramenta de busca da internet, o Google leva cerca de 0,69 segundos para apresentar quase 16 milhões de respostas para a pergunta que transpõe limites geográficos para atormentar o início de ano de muita gente por aí: como começar a academia?

A famosa busca por saúde, que figura em primeiro lugar entre as resoluções mais repetidas mundo afora, encontra sempre uma sorte de desafios pela frente. Isso porque hoje vivemos mais, mas não necessariamente melhor. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que, de modo geral, a população ganhou 5,5 anos a mais de vida desde o início do milênio.

Envelhecer bem

Mas apesar da crescente noção de que a longevidade com saúde só é possível através da mudança de hábitos, o imediatismo fica para depois e o primeiro passo parece sempre o mais difícil. Raphael Teixeira, coordenador da Wellness Sport Club, explica que o maior desafio em começar uma rotina de exercícios físicos é conciliar a agenda já existente com uma nova, mais saudável e ativa fisicamente.

“É muito importante que a pessoa se proponha a encontrar um horário para a prática da atividade física e trate aquele horário como qualquer outro compromisso da agenda”, afirma o coordenador.

Não é preciso dedicar muitas horas do dia, ou mesmo exercitar-se todos os dias da semana; pelo menos, não inicialmente. “A qualidade e constância da atividade escolhida são mais importantes. Depois de estabelecida a rotina é bem mais fácil aumentar a carga horária, se quiser.”

Adaptação

Isto pois o primeiro passo vai além da matrícula; para começar realmente é preciso habituar-se ao exercício, o que só acontece após cerca de um mês. Passado o período de adaptação, o corpo passa a ganhar mais resistência, força e flexibilidade por volta do segundo mês.

E, ao final do primeiro trimestre em atividade, é quando o cérebro finalmente passa a liberar doses maiores de endorfina, que aceleram o metabolismo e associam o exercício à sensação de prazer.

O chamado “período de desenvolvimento físico”, no entanto, só começa a partir do quarto mês; e é justamente por aí que a maioria dos que matricularam-se em busca de grandes mudanças físicas começa a desistir.

“Quando o aluno se entrega à prática de atividade física e começa a colher seus benefícios, tudo fica mais fácil. Mas iniciar é sempre mais desafiador, pois os primeiros resultados, que dizem respeito à saúde, nem sempre são o foco principal.”

Constância

A dica para manter a frequência é escolher algo divertido, que já seja de alguma forma um gosto pessoal. “Grandes clubes como a Wellness facilitam essa questão, pois têm uma alta gama de atividades que motivam, desafiam e adequam-se a cada um o tempo todo.”

A metodologia da academia busca oferecer de forma única e particular modalidades terrestres e aquáticas que abrangem o máximo possível de “gostos”. O conceito, de acordo com o coordenador, é que o aluno filie-se à academia como a um clube e, através de uma única mensalidade, tenha acesso a diversas oportunidades de práticas esportivas e comodidades, evitando inclusive que o corpo acostume-se aos estímulos antes apresentados.

Motivação

Manter o sentimento de desafio sempre presente é outro truque para não acabar deixando a resolução para lá. “A sensação de desafio é essencial para manter a motivação. Os estímulos psicológicos quando estabelecemos um objetivo específico para o aluno são absurdamente diferentes de quando o propósito não está claro, e fazem com que ele se dedique mais e mais intensamente.”

Para manter o estímulo da competição saudável, a Wellness Sport Club promove regularmente eventos desportivos internos, como o Triathlon Wellness, uma prova indoor que já se consagrou no calendário tradicional da cidade.

O intuito é levar aos alunos a oportunidade de experienciar uma prova de Triathlon, com nado em piscina, corrida no estacionamento e pedaladas em bikes internas, estimulando o interesse em outras provas e competições.

Pluralidade

Festivais e outras provas também acontecem no espaço da academia, que comporta, em mais de 5 mil m² de área construída, três piscinas, sendo uma semiolímpica, dezenas de aparelhos para musculação e salas adaptáveis às mais diversas modalidades e aulas.

A proposta, ser “várias academias em uma”, fica clara no quesito infraestrutura: além da tradicional musculação e aulas de ginástica em geral, a Wellness oferece também natação e hidroginástica, danças, lutas e atividades físicas terapêuticas para o corpo e a mente, como yoga e pilates.

Atenta às tendências, a academia analisa periodicamente as propensões do mercado para oferecer novidades, mas não deixa de lado as atividades tradicionais, que já provaram através do tempo que vieram para ficar.

“Aikido, Judô, Karatê, Yoga e Pilates são ótimos exemplos de atividades clássicas que nossos alunos ainda amam. Mas o FitDance, por exemplo, foi uma proposta de inovação que veio dos próprios alunos, em busca de algo mais lúdico e divertido que também cumpre a função do gasto calórico”, conta Teixeira.

Sport Club

A gama de serviços oferecidos pela Wellness contempla o conceito Sport Club, que abrange mais do que a simples prática guiada de exercícios. Para os distraídos de plantão, além do monitoramento das atividades praticadas na área da academia, o clube oferece ainda uma clínica de fisioterapia, com profissionais capacitados para o tratamento dos mais diversos tipos de lesão.

Com foco na otimização da rotina contemporânea, cada vez mais acelerada, o espaço contempla diversas outras soluções rápidas para as necessidades do dia a dia. Restaurante, loja de suplementos e salão de beleza fazem parte do piso térreo do clube, e funcionam em horários especiais para atender à demanda dos membros e alunos da academia.

Benéfico para os pequenos tanto quanto para os próprios pais, a Wellness disponibiliza também o serviço Child Care. Em uma área de recreação com brinquedos, jogos e ambiente agradável, uma pedagoga diverte as crianças de três a oito anos na ausência dos pais, com atividades lúdicas e educativas.

The Pilates Studio®

Ainda dentro do conceito de transformar “várias academias em uma”, a Wellness Sport Club possui já há 16 anos uma das mais bem conceituadas franquias de pilates do país, a The Pilates Studio® Brasil. Optar por um serviço nacionalmente reconhecido foi, de acordo com o coordenador, um passo tomado pela diretoria tendo em vista única e exclusivamente a segurança e saúde dos alunos.

“Hoje há uma infinidade de estúdios de pilates por aí… Em 2004, fomos um dos primeiros da cidade. Mas fizemos questão de oferecer qualidade de vida de modo completo aqui.”

Diariamente, os profissionais da The Pilates Studio® Brasil, formados pela Authentic Pilates, cuidam de seus alunos de forma personalizada, observando suas necessidades e sempre atentos para desenvolverem aulas cada vez mais específicas e exclusivas.

“Nossa proposta é melhorar a vida das pessoas, aliando uma vasta gama de serviços com um tratamento único, de cada aluno como indivíduo, desenvolvendo processos de condicionamento que respeitem suas limitações e ambições.”

Equipe

Atualmente formada por mais de 30 professores, que somam-se a cerca de 50 colaboradores, a equipe Wellness mantêm-se sempre atualizada e pronta para atender os membros do Sport Club da melhor forma possível.

A academia promove treinamentos regulares, que buscam qualificar e construir cada vez mais uma metodologia de atendimento única. Resultado da busca frequente por aprimoramento e exclusividade, a academia desenvolveu e utiliza hoje uma metodologia pedagógica própria para o ensino da natação, por exemplo.

As aulas para os pequenos começam pela piscina, a partir dos seis meses de idade, e o leque de opções se amplia a partir dos três. “Crianças estimuladas a praticar atividades físicas desde cedo crescem mais saudáveis, e se engana quem pensa que não é possível intercalar o esporte com atividades lúdicas”, pontua. Além da saúde, cada atividade voltada ao público infantil possui também infinitas funcionalidades para o desenvolvimento.

Da evolução motora ao desenvolvimento de noções de ética, respeito e disciplina, as lutas e danças são uma ótima forma de começar. “As atividades fazem muito mais do que apenas incentivar a prática do esporte na infância; elas também educam. Começar cedo é, facilmente, a melhor forma de manter o hábito no decorrer de toda a vida”, ressalta. “Mas nunca é tarde para nos fazer uma visita e apaixonar-se pelo nosso Sport Club.”

WhatsApp
1
Quer sua aula grátis?
Quero uma aula grátis!