Basta dar o primeiro passo

Exercitar-se com frequência e periodicidade é essencial para viver bem (e envelhecer melhor ainda)

Principal ferramenta de busca da internet, o Google leva cerca de 0,69 segundos para apresentar quase 16 milhões de respostas para a pergunta que transpõe limites geográficos para atormentar o início de ano de muita gente por aí: como começar a academia?

A famosa busca por saúde, que figura em primeiro lugar entre as resoluções mais repetidas mundo afora, encontra sempre uma sorte de desafios pela frente. Isso porque hoje vivemos mais, mas não necessariamente melhor. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que, de modo geral, a população ganhou 5,5 anos a mais de vida desde o início do milênio.

Envelhecer bem

Mas apesar da crescente noção de que a longevidade com saúde só é possível através da mudança de hábitos, o imediatismo fica para depois e o primeiro passo parece sempre o mais difícil. Raphael Teixeira, coordenador da Wellness Sport Club, explica que o maior desafio em começar uma rotina de exercícios físicos é conciliar a agenda já existente com uma nova, mais saudável e ativa fisicamente.

“É muito importante que a pessoa se proponha a encontrar um horário para a prática da atividade física e trate aquele horário como qualquer outro compromisso da agenda”, afirma o coordenador.

Não é preciso dedicar muitas horas do dia, ou mesmo exercitar-se todos os dias da semana; pelo menos, não inicialmente. “A qualidade e constância da atividade escolhida são mais importantes. Depois de estabelecida a rotina é bem mais fácil aumentar a carga horária, se quiser.”

Adaptação

Isto pois o primeiro passo vai além da matrícula; para começar realmente é preciso habituar-se ao exercício, o que só acontece após cerca de um mês. Passado o período de adaptação, o corpo passa a ganhar mais resistência, força e flexibilidade por volta do segundo mês.

E, ao final do primeiro trimestre em atividade, é quando o cérebro finalmente passa a liberar doses maiores de endorfina, que aceleram o metabolismo e associam o exercício à sensação de prazer.

O chamado “período de desenvolvimento físico”, no entanto, só começa a partir do quarto mês; e é justamente por aí que a maioria dos que matricularam-se em busca de grandes mudanças físicas começa a desistir.

“Quando o aluno se entrega à prática de atividade física e começa a colher seus benefícios, tudo fica mais fácil. Mas iniciar é sempre mais desafiador, pois os primeiros resultados, que dizem respeito à saúde, nem sempre são o foco principal.”

Constância

A dica para manter a frequência é escolher algo divertido, que já seja de alguma forma um gosto pessoal. “Grandes clubes como a Wellness facilitam essa questão, pois têm uma alta gama de atividades que motivam, desafiam e adequam-se a cada um o tempo todo.”

A metodologia da academia busca oferecer de forma única e particular modalidades terrestres e aquáticas que abrangem o máximo possível de “gostos”. O conceito, de acordo com o coordenador, é que o aluno filie-se à academia como a um clube e, através de uma única mensalidade, tenha acesso a diversas oportunidades de práticas esportivas e comodidades, evitando inclusive que o corpo acostume-se aos estímulos antes apresentados.

Motivação

Manter o sentimento de desafio sempre presente é outro truque para não acabar deixando a resolução para lá. “A sensação de desafio é essencial para manter a motivação. Os estímulos psicológicos quando estabelecemos um objetivo específico para o aluno são absurdamente diferentes de quando o propósito não está claro, e fazem com que ele se dedique mais e mais intensamente.”

Para manter o estímulo da competição saudável, a Wellness Sport Club promove regularmente eventos desportivos internos, como o Triathlon Wellness, uma prova indoor que já se consagrou no calendário tradicional da cidade.

O intuito é levar aos alunos a oportunidade de experienciar uma prova de Triathlon, com nado em piscina, corrida no estacionamento e pedaladas em bikes internas, estimulando o interesse em outras provas e competições.

Pluralidade

Festivais e outras provas também acontecem no espaço da academia, que comporta, em mais de 5 mil m² de área construída, três piscinas, sendo uma semiolímpica, dezenas de aparelhos para musculação e salas adaptáveis às mais diversas modalidades e aulas.

A proposta, ser “várias academias em uma”, fica clara no quesito infraestrutura: além da tradicional musculação e aulas de ginástica em geral, a Wellness oferece também natação e hidroginástica, danças, lutas e atividades físicas terapêuticas para o corpo e a mente, como yoga e pilates.

Atenta às tendências, a academia analisa periodicamente as propensões do mercado para oferecer novidades, mas não deixa de lado as atividades tradicionais, que já provaram através do tempo que vieram para ficar.

“Aikido, Judô, Karatê, Yoga e Pilates são ótimos exemplos de atividades clássicas que nossos alunos ainda amam. Mas o FitDance, por exemplo, foi uma proposta de inovação que veio dos próprios alunos, em busca de algo mais lúdico e divertido que também cumpre a função do gasto calórico”, conta Teixeira.

Sport Club

A gama de serviços oferecidos pela Wellness contempla o conceito Sport Club, que abrange mais do que a simples prática guiada de exercícios. Para os distraídos de plantão, além do monitoramento das atividades praticadas na área da academia, o clube oferece ainda uma clínica de fisioterapia, com profissionais capacitados para o tratamento dos mais diversos tipos de lesão.

Com foco na otimização da rotina contemporânea, cada vez mais acelerada, o espaço contempla diversas outras soluções rápidas para as necessidades do dia a dia. Restaurante, loja de suplementos e salão de beleza fazem parte do piso térreo do clube, e funcionam em horários especiais para atender à demanda dos membros e alunos da academia.

Benéfico para os pequenos tanto quanto para os próprios pais, a Wellness disponibiliza também o serviço Child Care. Em uma área de recreação com brinquedos, jogos e ambiente agradável, uma pedagoga diverte as crianças de três a oito anos na ausência dos pais, com atividades lúdicas e educativas.

The Pilates Studio®

Ainda dentro do conceito de transformar “várias academias em uma”, a Wellness Sport Club possui já há 16 anos uma das mais bem conceituadas franquias de pilates do país, a The Pilates Studio® Brasil. Optar por um serviço nacionalmente reconhecido foi, de acordo com o coordenador, um passo tomado pela diretoria tendo em vista única e exclusivamente a segurança e saúde dos alunos.

“Hoje há uma infinidade de estúdios de pilates por aí… Em 2004, fomos um dos primeiros da cidade. Mas fizemos questão de oferecer qualidade de vida de modo completo aqui.”

Diariamente, os profissionais da The Pilates Studio® Brasil, formados pela Authentic Pilates, cuidam de seus alunos de forma personalizada, observando suas necessidades e sempre atentos para desenvolverem aulas cada vez mais específicas e exclusivas.

“Nossa proposta é melhorar a vida das pessoas, aliando uma vasta gama de serviços com um tratamento único, de cada aluno como indivíduo, desenvolvendo processos de condicionamento que respeitem suas limitações e ambições.”

Equipe

Atualmente formada por mais de 30 professores, que somam-se a cerca de 50 colaboradores, a equipe Wellness mantêm-se sempre atualizada e pronta para atender os membros do Sport Club da melhor forma possível.

A academia promove treinamentos regulares, que buscam qualificar e construir cada vez mais uma metodologia de atendimento única. Resultado da busca frequente por aprimoramento e exclusividade, a academia desenvolveu e utiliza hoje uma metodologia pedagógica própria para o ensino da natação, por exemplo.

As aulas para os pequenos começam pela piscina, a partir dos seis meses de idade, e o leque de opções se amplia a partir dos três. “Crianças estimuladas a praticar atividades físicas desde cedo crescem mais saudáveis, e se engana quem pensa que não é possível intercalar o esporte com atividades lúdicas”, pontua. Além da saúde, cada atividade voltada ao público infantil possui também infinitas funcionalidades para o desenvolvimento.

Da evolução motora ao desenvolvimento de noções de ética, respeito e disciplina, as lutas e danças são uma ótima forma de começar. “As atividades fazem muito mais do que apenas incentivar a prática do esporte na infância; elas também educam. Começar cedo é, facilmente, a melhor forma de manter o hábito no decorrer de toda a vida”, ressalta. “Mas nunca é tarde para nos fazer uma visita e apaixonar-se pelo nosso Sport Club.”